sexta-feira, 11 de agosto de 2023

O PREFEITO ALÍPIO MUMIC

Alípio Mumic, na época em que foi administrador do  Cortume Santa Cruz Mumic Ltda,, visitou muitas cidades brasileiras, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul  e Goiás, com as quais o curtume  mantinha interesses comerciais. Pode constatar o grande desenvolvimento de muitas cidades e e as técnicas usadas por seus administradores para desenvolvê-las.. A comparação entre o progresso desses municípios e  São Sebastião do Paraíso,  que parecia ter parado no tempo, trazia-lhe o anseio de encontrar meios para ajudar a cidade em que cresceu e vivia. Não era político e nem gostava de política. Mas de repente, sentiu que algo deveria ser feita e percebeu a oportunidade quando um amigo de família Mumic,  Delson Scarano, resolveu candidatar-se a Deputado Estadual pelo antigo PSD, em 1962.

A Família Mumic era tradicionalmente conhecida como sendo do partido da UDN. Alberto Mumic, irmão de Alípio, já havia sido eleito vereador e vice-prefeito da cidade, e por seis meses exerceu a função de Prefeito Municipal. Mas o governo municipal, nas mãos de membros da UDN, não recebia muito apoio do governo mineiro. Havia na cidade, um sentimento de distanciamento da capital, Belo Horizonte, e muito mais uma inclinação para que a cidade passasse a pertencer ao  próspero Estado de São Paulo, do qual distava apenas algumas dezenas de quilômetros.

Alípio vislumbrou a possibilidade de ver a cidade progredir se um candidato de São Sebastião do Paraíso, alinhado com o governo estadual, fosse eleito para Deputado Estadual cuidando mais dos interesses do município e região. Assim, decidiu dar todo apoio à campanha de Delson Scarano, que foi eleito para a legislatura de 1963 a 1967, com significativa votação. São Sebastião do Paraíso, daí para a frente, passou a receber mais ajuda e atenção do Governo Mineiro.

Alípio Mumic, Israel Pinheiro e o deputado Delson Scarano

Na eleição municipal de outubro de 1965, Alípio - apoiado pelo Deputado Estadual Delson Scarano e do então candidato ao governo de Minas, Israel Pinheiro, foi eleito Prefeito de São

Prefeito Argemiro de Pádua passando o mandato para o prefeito Alípio Mumic, tendo ao lado a primeira dama, Alice do Nascimento Mumic, e o vice-prefeito José Diogo e esposa.

Sebastião do Paraíso com uma grande vitória contra seu oponente. Na mesma eleição, Israel Pinheiro elegeu-se governador para o período 1966 a 1971. Finalmente, São Sebastião do Paraíso tinha um Prefeito Municipal alinhado com o Governo de Minas e, além disso, um representante na Câmara dos Deputados - Delson Scarano - além do apôio do Deputado Murilo Badaró, na Câmara Federal.

Durante toda sua vida política, liderou campanhas que contaram com a presença de Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves, Israel Pinheiro, Murilo Badaró, José Maria Alkmim, Sebastião Pais de Almeida, e muitos outros políticos influentes da época.

Em campanha política com Sebastião Paes de Almeida, Tancredo Neves e Delson Scarano

Com o então senador Juscelino Kubstchek

São Sebastião do Paraíso necessitava de obras de infraestrutura relativas à redes de  água, esgoto, ou de energia elétrica em todos os bairros. Poucas ruas eram calçadas.  Havia apenas uma praça bem cuidada: a praça da Matriz. As outras - Jardim Novo, praça Santo Antônio e praça São José - encontravam-se abandonadas. Faltavam escolas na zona rural e as estradas vicinais encontravam-se em péssimo estado. Alípio encarou com seriedade todos os problemas da cidade: cuidou primeiro das obras de infraestrutura, depois, sob seu comando, foram renovadas todas as praças da cidade, construídas várias escolas na zona rural;  foi executado o calçamento de muitas ruas da cidade e recuperadas as estradas vicinais. Terminou o mandato com elevado índice de aprovação.

Estava definitivamente consagrado como político austero, empreendedor e grande administrador.

Novamente, em 1972,  candidatou-se ao cargo de prefeito e outra vez foi eleito. No segundo mandato, já com Paraíso inserida como cidade emergente no sudoeste mineiro e com a infraestrutura toda realizada, dedicou-se a obras mais abrangentes. Iniciou a Construção do Pronto Socorro Municipal, inaugurou o Ginásio Clovis Salgado, a Faculdade de Ciências Contábeis e o novo Forum da cidade,
Inauguração do abastecimento de água pela COPASA, em 20 de janeiro de 1977

Paraíso passou a receber água tratada da Copasa e contar com  uma nova Estação Rodoviária e um Conjunto Habitacional de casas populares. As principais ruas da cidade receberam calçamento.


Nenhum comentário: